Proposta Pedagógica
A ESCOLA SEI – Sistema Educacional Interacionista – Fundada em 2009, desenvolve todo o seu trabalho pedagógico baseado na filosofia sócio-interacionista de Vygostky qual privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno baseado na interação com o outro, partindo do conhecimento prévio de cada um, na medida em que o trabalho em grupo faz parte da proposta pedagógica e o professor tem o papel de orientador da aprendizagem, pois assume o papel de mediador na relação aluno e objeto do conhecimento.
Assim, o papel da escola sócio-interacionista no processo de desenvolvimento do aluno, destaca-se na medida em que adota duas fontes de conhecimento fundamentais e indissociáveis que compõem a filosofia da escola: a primeira refere-se aos conceitos cotidianos, construídos a partir da observação, da manipulação e da vivência direta da criança; a segunda é aquela elaborada na sala de aula que são os conceitos científicos relacionados a eventos não diretamente acessíveis à observação ou ação imediata da criança, os quais são sistematizados e adquiridos nas interações escolarizadas.
Proposta Pedagógica
A proposta da Escola SEI é de sempre possibilitar estratégias e, consequentemente, estímulos que possibilitem conhecimentos significativos – partindo do contexto do aluno – pois só assim possibilitará motivação para o aprendizado, vez que o aluno é considerado um ser único no processo de desenvolvimento. A aprendizagem é uma experiência pessoal que acontece através da mediação do professor, dos colegas, do material de apoio, ou seja, acontece na relação com o “outro” e só será significativa quando o que está sendo estudado se transformar em experiência pessoal do aluno.
Desta forma, a ESCOLA SEI, tem como princípio o fato de que a família e a escola se completam, pois, ambas estão preocupadas em possibilitar o desenvolvimento e aprendizado do aluno, diferenciando na metodologia e na sistematização dos conteúdos, que na escola é trabalhado de um modo formal e na família informal.